sábado, 2 de janeiro de 2010

Bom papel

Pessoal, eu pesquisei um pouco sobre papéis para desenho e depois de ver um e outro site achei o endereço: http://www.edisonmuniz.com/papeis.html, onde são levantadas algumas questões importantes sobre as principais características do papel para desenho.

Fazendo um resumo rápido, existem quatro características importantes para a escolha do papel ideal:

  1. Textura: Característica da superfície de um objeto (nesse caso, o papel), ou seja, se é áspero ou liso por exemplo.
  2. PH Neutro: A maioria dos papéis são alcalinos. Esses papéis amarelam com o tempo e também podem ser atacados por fungos. Quando se deseja uma duração maior do desenho, é necessário a utilização de um papel livre de ácido. A medida de acidez é efetuada através da verificação do pH do papel. O pH pode variar de 0 a 14, sendo até pH = 7 considerado livre de acidez. O ácido do ambiente interfere no pH do papel, fazendo com que caia para menos do que 7, provocando dessa maneira o amarelamento.
  3. Gramatura: Gramatura ou Gramagem é a medida da grossura e densidade de um papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Quanto maior for a gramatura, mais "grosso" será o papel. Papéis de baixa gramatura podem se rasgar ou amassar mais facilmente durante o uso.
  4. Algodão: A mistura do algodão na composição do papel proporciona a este uma maior durabilidade, pelo fato das fibras serem mais longas e o algodão ser um material mais nobre que a celulose.
No momento de se escolher o papel é importante lembrar as características acima e considerar o tipo de trabalho a ser realizado: grafite, giz pastel, nanquim...

Bons papéis a todos e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada por sua visita!!!
Deixe aqui o seu comentário